CREAJr realiza visita técnica, na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, para acadêmicos de Engenharias
Estas visitas foram conduzidas em parceria com o CREA-PA, o programa CREAJr, e contaram com a participação de acadêmicos de diversas áreas da Engenharia, provenientes de Tucuruí e Belém.3 de setembro de 2024, às 9h04 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, membros do CREAJr acompanharam 53 acadêmicos, que tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, com apoio da superintendente do CREAJr, Enga. Civil Thays Lima, do vice-presidente do CREA-PA Eng. de Automação, Everton Ruggeri, do Conselheiro Eng. Thiago Brito, dos funcionários Ana Claudia, Levy e da Assessora Enga. Ambiental, Eduarda Siqueira.
Estas visitas foram conduzidas em parceria com o CREA-PA, o programa CREAJr, e contaram com a participação de acadêmicos de diversas áreas da Engenharia, provenientes de Tucuruí e Belém, incluindo estudantes do IFPA, UFPA e UNAMA.
Usina Hidrelétrica de Tucuruí
Localizada no estado do Pará, é um dos maiores empreendimento hidroelétricos do país e desempenha um papel importante no fornecimento de energia elétrica, para a região Norte e para todo o Brasil. A visita ao local ofereceu uma visão prática e detalhada sobre a complexa engenharia envolvida na operação e manutenção de uma usina hidrelétrica de grande porte. Durante as visitas, os acadêmicos tiveram a chance de explorar os diversos aspectos técnicos da usina, incluindo a geração de energia, o sistema de controle, a segurança operacional e as práticas ambientais adotadas. A interação direta, com os profissionais que atuam na usina, permitiu aos estudantes uma compreensão mais profunda das exigências e desafios enfrentados no setor de Engenharia Hidroelétrica.
As visitas à Usina Hidrelétrica de Tucuruí, representam um exemplo notável de como o apoio institucional e a colaboração entre diferentes entidades, podem enriquecer a formação acadêmica e preparar melhor os futuros profissionais, para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. A parceria entre o CREA-PA, o CREAJr e as instituições de ensino é um modelo a ser seguido, demonstrando a importância de fortalecer laços entre a academia e o setor profissional para o avanço da Engenharia no Brasil.
O CREA-PA, por meio do programa CREAJr, além de garantir a realização das visitas, reafirmou seu compromisso com a formação de futuros Engenheiros e com o desenvolvimento de práticas educativas, que conectem teoria e prática.