Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/delegados-eleitos-durante-os-ceps-no-estado-debatem-propostas-em-evento-do-cnp-em-vitoria-es/>.
Acesso em 15/12/2025 às 12h07.

Delegados Eleitos durante os CEPs no estado debatem propostas em evento do CNP em Vitória-ES

Profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências se reuniram no Espírito Santo para construir soluções reais para um país mais justo e sustentável.

17 de outubro de 2025, às 11h27 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Realizada nos dias 10 e 11 de outubro, em Vitória (ES), com participação de 500 delegados , no 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências se reuniram em Vitória para construir soluções reais para um país mais justo e sustentável. A Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil, Adriana Falconeri, apresentou os delegados eleitos no Congresso Estadual, realizado em Belém, que debateram com o compromisso de defender as bandeiras da valorização profissional, da ética e do desenvolvimento sustentável.

“No Pará, realizamos os CEPs em todas as regiões do estado, garantindo a escuta democrática e a representatividade de cada território. O resultado desse trabalho coletivo são os delegados eleitos que trouxeram as propostas para o debate nacional” disse a Presidente Adriana.

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é o espaço onde as engenharias e as geociências se unem para pensar o futuro do país. Nesta edição, o CNP inovou ao adotar o Índice de Progresso Social (IPS). O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) através do Presidente, Eng. de Telecomunicações, Vinicius Marchese, “a previsão era de que fossem necessários dois dias para discutir as 60 propostas sistematizadas pelo Confea, entre as 365 aprovadas nos congressos estaduais. Mas os mais de 500 delegados do 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) agilizaram suas atividades na sexta-feira (10), com o auxílio da tecnologia” disse o Presidente Vinicius.

PROPOSTAS DOS PROFISSIONAIS APROVADAS
A partir da distribuição dos grupos de trabalho dos delegados do estado do Pará, que puderam contribuir e defender as propostas do estado frente aos mais de 500 delegados nacionais. A análise foi realizada baseada no índice de desenvolvimento social (IDS) e nas ODS da ONU, dentre todas essas propostas que foram submetidas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), duas propostas foram aprovadas em todas as etapas do Grupo de Trabalho (GT). Os Projetos sobre “Arborização Urbana: uma solução integrada para cidades sustentáveis e resiliente” e da “Rede Nacional de Infraestrutura Energética Sustentável e Conectividade em Comunidades Isoladas” foram aprovadas durante os debates.

 

Comitiva de Delegados Eleitos pelo CREA-PA.

 

“O Estado do Pará então defendeu a partir dos seus delegados as duas propostas, o de arborização urbana como solução integrada para todos os municípios de nosso país. E a rede nacional de infraestrutura energética sustentável, que por conta das mudanças climáticas, os delegados defenderam para fins de fornecer a comunidade de engenharia pública, serviços de geração distribuída com placas solares, conectividade e demais itens pertinentes desta temática sustentável” informou o Vice-Presidente do CREA-PA, Eng. de Controle e Automação, Everton Ruggeri.

Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades
As discussões desta edição do CNP destacaram pautas relacionadas a meio ambiente, saneamento básico, arborização urbana, compensação de carbono, entre outras temáticas que evidenciam o compromisso dos profissionais com políticas públicas voltadas ao bem-estar social. O Congresso Nacional de Profissionais não é apenas um evento do Sistema Confea/Crea e Mútua. É, antes de tudo, um espaço onde o Brasil se encontra para debater soluções reais para os desafios das cidades. Das 54 Propostas Nacionais Sistematizadas (PNS) aprovadas no Congresso, 14 tratam de saneamento básico e acesso à água potável. Além disso, foi aprovada, por maioria, moção de apoio à convocação da 1ª Conferência Nacional de Engenharia, proposta pelo Fórum Nacional de Engenharia.

Fotos: Wellyngton Coelho (ASCOM CREA-PA).
Texto: André de Aragão (ASCOM CREA-PA).