Disponível em <https://creapa.org.br/desabamento-de-13-sacadas-em-predio-residencial-em-belem-crea-pa-alerta-sobre-riscos-em-predios-antigos/>.
Acesso em 08/05/2024 às 01h36.

Desabamento de 13 sacadas em edifício residencial em Belém; CREA-PA alerta sobre riscos em prédios antigos

CRE-PA analisa o sucedido no Edifício Cristo Rei, no último sábado, e reformulará a minuta com proposta de Lei voltada para prevenção e inspeção de prédios no Estado.

15 de maio de 2023, às 9h08 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O CREA-PA fiscalizou o acidente ocorrido em um prédio residencial no última sábado (13), na Rua dos Mundurucus, bairro da Cremação, em Belém. O edifício Cristo Rei precisou ser evacuado após o desabamento em sequência de 13 sacadas.

De acordo com o gerente de fiscalização do CREA-PA, Kleber Souza, não havia obras no 13º andar do edifício Cristo Rei, onde a primeira sacada desabou. “Constatamos que não havia qualquer tipo de manutenção no apartamento, como vem sendo especulado.”, explica.

Para a presidente do Regional, engenheira civil Adriana Falconeri, que esteve no local em busca de informações, o CREA vai auxiliar as autoridades quanto à investigação das causas do acidente. “Engenharia é coisa séria. Precisamos do Poder Público para criação de leis no Pará que exijam laudos anuais, que comprovem a segurança das instalações para moradia e outras atividades”, disse.

Missão

O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Crea-PA é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a participação declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos nestas áreas.