Disponível em <https://creapa.org.br/dia-internacional-das-mulheres-na-engenharia-e-marcado-por-homenagens-do-programa-mulher-do-crea-pa-em-santarem/>.
Acesso em 22/10/2024 às 23h23.

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é marcado por homenagens do Programa Mulher do CREA-PA em Santarém

1 de julho de 2024, às 10h07 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Criado pela Women’s Engineering Society (WES), o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é comemorado anualmente em 23 de junho. A data tem como objetivo fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, anteriormente majoritariamente ocupada por homens.

Para homenagear as mulheres engenheiras e geocientistas da cidade, a inspetoria de Santarém, juntamente com a inspetora-chefe, engenheira civil Thaita Costa, o inspetor auxiliar, engenheiro civil Ítalo Aguiar, e a engenheira florestal e coordenadora do programa Mulheres do CREA-PA, Brenda Rubia, organizaram uma cerimônia solene na Câmara Municipal de Santarém.

Na ocasião, foram homenageadas 26 profissionais do sistema CREA, entre elas engenheiras civis, agrônomas, de pesca, agrícolas, ambientais, sanitaristas, florestais e geólogas. A diversidade das áreas da engenharia representadas no evento demonstra que as mulheres estão cada vez mais ocupando posições de destaque e relevância na profissão.

A cerimônia contou com a presença do professor e vereador Josafá Gonçalves, da vereadora Alba Leal, da vice-reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (campus Santarém), Solange Helena Ximenes, e da presidente da OAB Santarém, Pânysa Monteiro. Eles entregaram os certificados de homenagem às engenheiras e discutiram o papel da mulher na sociedade, na engenharia e na política.

A manhã também foi enriquecida por apresentações musicais da Orquestra Filarmônica de Santarém e por debates significativos sobre a importância de eventos como este. Os participantes destacaram a necessidade de manter essas questões em pauta continuamente, sem depender de datas comemorativas específicas.

Apresentação musical da Orquestra Filarmônica de Santarém.

“O Dia da Mulher na Engenharia foi celebrado pela primeira vez em Santarém. Como inspetora, é muito bom e importante contribuir para o reconhecimento dessas profissionais perante a sociedade.” Afirma a inspetora Thaita costa.

“Estou muito feliz em participar desse evento em homenagem as mulheres que lutam, constroem e que formam o mercado de trabalho.” Afirma o inspetor Ítalo Aguiar.