Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/engenharia-agronomia-e-geociencias-no-desenvolvimento-das-cidades-sao-pautas-apresentadas-no-12-cep-em-altamira/>.
Acesso em 08/08/2025 às 03h37.

Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades são pautas apresentadas no 12° CEP em Altamira

O evento foi realizado no dia (2) de junho no Auditório Petrini Girardelli na UFPA Campus Altamira.

10 de junho de 2025, às 11h20 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

No sudoeste paraense, banhado pelo rio Xingu, um dos maiores município do mundo, com mais de 161. 446 km² segundo o IBGE, a cidade de Altamira, recebeu no dia (2) de junho, no Auditório Petrini Girardelli na UFPA do município, o Encontro Microrregional do 12º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA (CEP-PA) . Evento que reúne especialistas, autoridades locais, profissionais e acadêmicos das Engenharias e Geociências, com o objetivo de promover o diálogo, a escuta ativa e a formulação de propostas que impactem positivamente o desenvolvimento das cidades paraenses.

Estiveram presentes na mesa de abertura: Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil, Adriana Falconeri; Conselheiro do CREA-PA e membro da Comissão do 12º CEP-PA, Eng. Naval Brenno Farias; Inspetor Chefe do CREA-PA em Altamira, Eng. Agrimensor Ubirajara Neto; Secretária Municipal de Planejamento, Eng. Civil Renata Machado Mengoni; Secretário de Regulação Urbana, Eng. Florestal Bruno Oliveira Pessoa; Secretário de Obras, Viação e Infraestrutura, Osmar Sousa de Oliveira; Secretário de Meio Ambiente, Eng. Sanitarista e Ambiental Rafael Oliveira da Silva; Secretário Municipal de Agricultura, Eng. Civil Sergio Mota; Secretário de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Articulação da Cidadania, Adriano Ferreira Moraes e o Vereador de Altamira, Eng. Mecatrônico, Prince Couto; Analista do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Eng. Civil Paulo Roberto Fontes da Silva.

Com o eixo temático ligado a “Acessibilidade e Mobilidade Urbana” profissionais apresentaram propostas que serão levadas ao Congresso Estadual e, posteriormente, ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP). A proposta “Mobilidade sustentável: Urbanismo Climático” do Eng. Civil Lucas Zaramella, foi a vencedora, e tem o intuito de tornar as comunidades e cidades mais sustentáveis.

A situação existente apresenta muitas áreas no Estado sem pavimentação adequada e sem condição de acesso, além de falta de conforto térmico. É necessário mais corredor verde, mais calçadas padronizadas e com guia de acessibilidade de transporte público. Além de pavimentação adequada para todas as cidades do estado, evitando também problemas de drenagem.

É necessário a articulação entre as secretarias municipal, estadual e federal. Plantio de árvores nas cidades, execução de calçadas com piso tátil e padronização das mesmas. Programas para baratear as passagens, mais acesso e celeridade para chegar à capital no caso de Altamira, acesso às regiões por água, desconto no IPTU para áreas verdes. Portanto é preciso dessa maneira medidas que resolvam esses problemas, proporcionando conforto e liberdade de acesso para as populações.

Durante o evento, foram definidos os nomes dos delegados eleitos que representarão a microrregião no 12º CEP. São eles: Eng. Civil Lucas Zaramella e o Eng. Civil Jean Pimentel.

12° CEP
As sugestões aprovadas durante os encontros microrregionais serão levadas ao Congresso Estadual e, posteriormente, ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP) , promovido pelo CONFEA. Segundo o Artigo 1° do Anexo II da Resolução nº 1.013 de 2025, apresenta-se a seguinte definição:

“O Congresso Nacional de Profissionais – CNP é um fórum organizado pelo CONFEA, apoiado pelos CREAs e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à valorização dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.”

A iniciativa conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – e reforça o compromisso do Sistema CONFEA/CREA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo o diálogo técnico e institucional para o fortalecimento da atuação profissional na transformação das cidades paraenses.