Engenharia pública, reurbanização e tecnologia social são temas destaques no 12° CEP em Itaituba
O objetivo do encontro é escutar a base profissional da região sudoeste do estado, reunindo propostas que poderão compor a etapa estadual do CEP-PA.5 de julho de 2025, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na última quarta-feira (2 de julho) no sudoeste paraense, em Itaituba, foi palco de mais uma edição dos Encontros Microrregionais do 12º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA (CEP-PA). O evento ocorreu no Auditório da Faculdade de Itaituba – FAI, e reuniu especialistas, autoridades locais, profissionais e acadêmicos das engenharias e geociências, com o objetivo de promover o diálogo, a escuta ativa e a formulação de propostas que impactem positivamente o desenvolvimento das cidades paraenses.
Na mesa de abertura do evento, marcaram presença, a Presidente do CREA-PA, Eng. Civil, Adriana Falconeri; Inspetora em Itaituba, Eng. Ambiental Magda Tayane Abraão de Brito dos Reis; Prefeito de Itaituba, Nicodemos Alves de Aguiar; Secretário de Meio Ambiente, Eng. Ambiental Bruno Rolim; Presidente da OAB, Dr. José Luis e do Presidente da FECOGAP (Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará e Presidente da UNIOURO (Cooperativa de Apoio, Pesquisa e Desenvolvimento da Atividade Mineral), Fernando Lucas Tavares. Marcaram presença também no evento, o Procurador do município, Diego Cajado e o Diretor Geral da Faculdade de Itaituba – FAI, Abel Muyapuam de Só Almeida.
“Itaituba recebe esse encontro escutando esses profissionais, e levando propostas para solucionar as soluções no município, agradeço a presença de todos. A engenharia não existe sem políticas públicas e a política pública não existe sem engenharia” disse a Presidente Adriana.

“Agradeço muito a presença do CREA-PA, a Presidente Adriana. A gestão está de portas abertas para os profissionais das engenharias. Quero contar com cada um ajudando a desenvolver o nosso município” comentou o Prefeito Nicodemos.
Após as palestras, abriu o espaço para contribuições dos participantes e formulação de propostas voltadas ao desenvolvimento local. A proposta sobre “Combate aos Alagamentos Urbanos”, do proponente, Eng. Civil Cleiton Jacinto Morais foi a vencedora, visando compreender os fatores que contribuem para sua recorrência e propor soluções eficazes para sua mitigação.
Durante o evento, foram definidos os nomes dos delegados eleitos que representarão a microrregião no 12º CEP. São eles: Eng. Ambiental Magda Tayane Abraão de Brito dos Reis e Renato Palma, Fiscal na Prefeitura de Itaituba.
12° CEP
As sugestões aprovadas durante os encontros microrregionais serão levadas ao Congresso Estadual e, posteriormente, ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), promovido pelo CONFEA. Segundo o Artigo 1° do Anexo II da Resolução nº 1.013 de 2025, apresenta-se a seguinte definição:
“O Congresso Nacional de Profissionais – CNP é um fórum organizado pelo CONFEA, apoiado pelos CREAs e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à valorização dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.”
A iniciativa conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – e reforça o compromisso do Sistema CONFEA/CREA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo o diálogo técnico e institucional para o fortalecimento da atuação profissional na transformação das cidades paraenses.