Fiscais do CREA-PA participam da 5° Força-Tarefa Nacional de Fiscalização
Com o foco nas unidades armazenadoras de grãos e na inspeção predial nos municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde em Mato Grosso.15 de julho de 2025, às 11h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização realizada nos dias 30 de junho a 04 de julho, promovida pelo Sistema Confea/Crea e Mútua passou por Mato Grosso, com o objetivo de garantir segurança na armazenagem de grãos e na inspeção predial nos municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde.
Foram 77 fiscais de várias partes do país, que inspecionaram 334 unidades de armazenagem. Ao todo, 20 equipes, com Fiscais e Agentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, vieram de várias partes do país para garantir que a produção agrícola siga os padrões técnicos e legais. Além dos fiscais, o Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) Eng. de Telecomunicações Vinicius Marchese também participou da programação. A ação verificou se as estruturas seguiam as normas técnicas e se as atividades estavam sendo conduzidas por Engenheiros e Agrônomos registrados, protegendo a sociedade de riscos.
O Gerente de Fiscalização do CREA-PA, Eng. Civil, Lucas Bezerra, convocou Fiscais dos municípios do estado, que fazem parte do Conselho. Ao todo foram 5 Fiscais (Eng. Sanitário Augusto César, Francisco Fagner, Marllus Pimentel, Juliana Ribeiro e Laércio Anastácio) que marcaram presença no Estado de Mato Grosso.
A ação conjunta entre os CREAs do Brasil reforça a estratégia indispensável pelos seguintes motivos: Multiplicação de Boas Práticas; Aperfeiçoamento Contínuo; Fortalecimento da Rede Nacional de Fiscalização; Valorização da Atuação Regional; Preparação dos futuros anfitriões e Coesão institucional e sinergia.
O Estado de Mato Grosso possui a maior capacidade de armazenagem de grãos do país, com infraestrutura robusta e em expansão, especialmente no médio-norte (região de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde). O Estado também concentra importantes cooperativas, tradings e armazéns privados. Já a capacidade de armazenagem é de 59,2 milhões de toneladas, sendo 57,7% em silos graneleiros.
Os Principais Focos da Fiscalização reforça a Conformidade Técnica em Armazenagem de Grãos; Avaliação da adequa adequação técnica das unidades armazenadoras (instalações elétricas, mecânicas e estruturais); Verificação do cumprimento das normas de segurança e prevenção de acidentes e a Proteção da integridade dos produtos armazenados e da segurança dos trabalhadores.