Disponível em <https://creapa.org.br/fiscalizacao-do-crea-pa-fiscaliza-atividades-tecnicas-no-frigorifico-jbs-em-maraba/>.
Acesso em 27/07/2024 às 05h25.

CREA-PA fiscaliza atividades técnicas no frigorífico JBS, em Marabá

3 de julho de 2023, às 12h59 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) realizou, nos dias 13 e 20 de junho, uma ação de fiscalização nas dependências do frigorífico JBS, em Marabá. O objetivo da ação foi para obter a apuração de documentos que amparam o efetivo exercício profissional, com o registro de fotos que foram feitas da manutenção do local do acidente.

Foram fiscalizados os setores de abate, desossa, miúdos, manutenção, geração de energia, subestações de energia, ambulatório, estação de tratamento de efluentes (ETE) e de água (ETA), caldeiras e casa de máquinas. Após a análise da documentação apresentada, novas fiscalizações poderão ser realizadas na empresa ou em outras terceirizadas responsáveis por serviços técnicos prestados ao frigorífico.

De acordo com o gestor de fiscalização do CREA-PA, Kleber Souza, os frigoríficos precisam ter no Corpo Técnico, responsáveis pelo gerenciamento e execução do plano de resposta a emergências na ocorrência de vazamento de amônia, previsto na Norma Regulamentadora (NR) nº 36, a atualização do Prontuário das Instalações Elétricas, formalização de contratos e documentos das manutenções mecânicas e elétricas, a realização de laudo de aterramento das máquinas, previsto na NR 10, a apresentação de plano de manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos, previstos nas NRs 12 e 36, e a apresentação de projeto de linha de vida e ponto de ancoragem.

A ação foi realizada pela inspetora de Marabá, engenheira civil Kayna Gregório, e pelo fiscal Oelton Medeiros.

Vazamento de Amônia

No dia 12 de Junho, no município de Marabá, sudeste do estado, o Frigorífico que pertence a empresa JBS, teve suas dependências intoxicadas por um gás da espécie amônia.

Tudo começou por volta de 9h30, da segunda-feira. Funcionários relataram o primeiro vazamento. Entretanto, por volta das 10h30, que foi constatado outro vazamento, causando intoxicação de diversos funcionários.

Uma funcionária da empresa relatou que aparentemente uma válvula se soltou do túnel e fugiu, na parte de fora que fica o setor da amônia.

O amoníaco, conhecido como amônia, é um gás sem cor e que pode causar irritações em condições normais de temperatura e pressão. Além de ser utilizado como fertilizante, indústrias empregam a amônia para a produção de produtos de limpeza, plásticos, tecidos, como gás refrigerante, entre outros.