Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/fiscalizacao-no-festribal-garante-seguranca-das-estruturas-e-regularidade-profissional/>.
Acesso em 18/09/2024 às 23h06.

Fiscalização no Festribal garante segurança das estruturas e regularidade profissional

O objetivo foi garantir a segurança das instalações temporárias e assegurar que todas as atividades profissionais relacionadas ao evento estejam dentro da legalidade.

9 de agosto de 2024, às 10h58 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No último dia 24 de julho, uma força-tarefa composta por agentes fiscais da Inspetoria do CREA-PA de Santarém, membros do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e representantes da Prefeitura Municipal de Juruti realizou uma ação de fiscalização no 30° Festival Folclórico de Juruti, conhecido como Festribal. O objetivo foi garantir a segurança das instalações temporárias e assegurar que todas as atividades profissionais relacionadas ao evento estejam dentro da legalidade.

 

Durante a fiscalização, medidas preventivas foram discutidas e implementadas para garantir a segurança do público e dos profissionais envolvidos. As associações dos povos Munduruku e Muirapinima, responsáveis pelos módulos alegóricos, apresentaram as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de todas as estruturas. Essas documentações são essenciais para assegurar que os trabalhos de engenharia foram realizados por profissionais habilitados.

A Prefeitura de Juruti destacou o Projeto de Combate a Incêndio, previamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros, que também validou as ARTs das demais estruturas provisórias do evento. A inspetora especial do CREA-PA em Juruti, Engenheira Civil Bianca Jefres, esteve presente acompanhando as equipes durante toda a operação.

José Miranda, fiscal do CREA-PA, enfatizou a importância da contratação de profissionais qualificados para a execução das instalações provisórias no Festribal. “A segurança do evento e de todos os envolvidos depende diretamente da competência dos profissionais responsáveis pelas estruturas. O cumprimento das normas técnicas e legais é fundamental para garantir que tudo ocorra dentro dos padrões de segurança exigidos”, garantiu.

Festribal

Considerado um dos maiores festivais do Norte, é uma grande celebração da cultura e dos costumes indígenas, quando ocorrem manifestações artísticas por meio da música, dança, artes visuais e entre outas, enaltecendo a riqueza, assim como as lutas e as vitórias dos povos da floresta.

Desde 2008, o Festribal passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112. O festival também é reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti pela Lei Municipal nº 1.010/2011.