Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/fiscalizacao-o-trabalho-do-sistema-confea-crea-frente-ao-desabamento-da-ponte-juscelino-kubitschek/>.
Acesso em 26/01/2025 às 06h06.

FISCALIZAÇÃO: O Trabalho do Sistema CONFEA/CREA frente ao desabamento da ponte Juscelino Kubitschek

Os Conselhos Regionais do Maranhão e Tocantins divulgaram uma nota, informando que seus Presidentes se reuniram e enviaram equipes ao local do acidente.

27 de dezembro de 2024, às 14h13 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Foto: Reprodução (Redes Sociais)..

Na tarde do último domingo, 22 de dezembro, a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga a cidade de Aguiarnópolis, no Tocantins, e a cidade de Estreito, no Maranhão, caiu sobre o Rio Tocantins, ocasionando a queda de veículos e pessoas, sendo que três caminhões transportavam 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, um produto químico corrosivo. A tragédia vitimou famílias paraenses que transitavam durante a queda da ponte.

O Sistema CONFEA/CREA, com a participação do Presidente do CONFEA, Vinicius Marchese e dos Presidentes dos CREAs do Maranhão e Tocantins se reuniram em formato ‘live’ pelo aplicativo de mídia social, ‘Instagram’. Juntos intensificaram ações de fiscalização e apuração sobre a queda da ponte, enviando Agentes Fiscais e especialista na área.

Além disso, o Presidente Vinicius foi entrevistado pelo Site de Notícias e Mídia ‘Times Brasil’ no dia 23 de dezembro, segunda-feira, e ressaltou a importância da atuação integrada do sistema – “os fiscais estão levantando informações essenciais sobre as condições da estrutura e possíveis atividades técnicas realizadas na área, como manutenção ou intervenções anteriores. Os CREAs entraram em contato com o DNIT, fazendo perguntas técnicas sobre a obra, como histórico de manutenção e intervenções realizadas” – disse.

O Presidente destaca ainda a necessidade de uma política nacional de inspeção periódica, para a fiscalização destes equipamentos públicos “o fator exato que levou a ponte a colapsar só será conhecido após uma perícia técnica. Entretanto, temos equipes no local e era evidente que a estrutura da ponte tinha sinais visuais, que mostravam a necessidade de manutenção e de uma investigação para explicar o motivo daquilo, era preciso ter atenção” comentou durante a entrevista.

O trabalho da Fiscalização do Sistema CONFEA/CREA
Segundo o presidente Vinicius, foram abertos processos administrativos pelos Conselhos Regionais dos estados do (MA) e do (TO), para questionar autoridades responsáveis pelo equipamento. O bom acompanhamento das estruturas beneficia a economia e a preservação da vida. A Inspeção técnica de Engenharia é fundamental para a segurança estrutural, gerando mais sustentabilidade ao patrimônio nacional de edificações e infraestrutura nacional, tratando de colapsos, acidentes e incidentes nas obras como estradas, pontes, viadutos e barragens.

O Desabamento da ponte Juscelino Kubitschek
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Pará, oito paraenses transitavam pela rodovia no momento do desastre. Até agora, 11 pessoas estão desaparecidas. No total, 29 mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Maranhão e Pará trabalham em um comitê junto com mergulhadores da Marinha, trançando novos planos e usando tecnologias para encontrar as vítimas.

A contaminação do rio é investigada pelo Ministério Público Federal (MPF). As causas do acidente são investigadas pelas autoridades. O Rio Tocantins é o segundo maior rio que se encontra totalmente em território brasileiro, segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, e liga diversos municípios do Brasil, situados na região Norte. Ele percorre 2.416 km desde a sua nascente, no estado de Goiás, até a sua foz, na Baía do Marajó, próximo da capital paraense. Além disso, compreende uma grande região agrícola produtora de ‘commodities’ como a soja, o milho e o algodão.

leia mais no portal de notícias do G1

O Sistema CONFEA/CREA e Mútua se solidariza com os familiares das vítimas e trabalha nas ações, para entendimento e apoio, na apuração de toda a situação