Disponível em <https://creapa.org.br/forca-tarefa-do-crea-pa-fiscaliza-estruturas-temporarias-para-o-cirio-de-nazare/>.
Acesso em 27/07/2024 às 09h53.

Força-tarefa do CREA-PA fiscaliza estruturas temporárias para o Círio de Nazaré

Para garantir a segurança do público nas arquibancadas do Círio de Nazaré, o CREA-PA promoveu uma força-tarefa de fiscalização dessas estruturas provisórias, entre elas, do Parque de diversão ITA, em Belém. O objetivo foi averiguar a participação efetiva e declarada de profissionais habilitados e/ou empresas regulares na prestação de serviços de assistência, assessoria e consultoria na instalação, com a devida Anotação da Responsabilidade Técnica (ART).

4 de outubro de 2023, às 12h33 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Para garantir a segurança do público nas arquibancadas do Círio de Nazaré, o CREA-PA promoveu uma força-tarefa de fiscalização dessas estruturas provisórias, entre elas, do Parque de diversão ITA, em Belém. O objetivo foi averiguar a participação efetiva e declarada de profissionais habilitados e/ou empresas regulares na prestação de serviços de assistência, assessoria e consultoria na instalação, montagem, operação, execução, reparo ou manutenção, além de projetos, vistorias, perícias, laudos e pareceres técnicos nas áreas de engenharia, agronomia e geociências, com a devida Anotação da Responsabilidade Técnica (ART).

Segundo o Gerente de Fiscalização do CREA, Kléber Souza, “trabalhamos na identificação das empresas prestadoras de serviços responsáveis pelas estruturas metálicas, banheiros químicos, sonorização e serviços de iluminação que são instaladas na cidade nos dias do Círio. Assim como identificamos também a ART, responsáveis técnicos e seu quadro técnico apresentado.”

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) define, para efeitos legais, quem é o responsável técnico por uma atividade no âmbito das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

De acordo com o Gerente de Fiscalização, Kléber, essa programação tem por objetivo fazer a fiscalização dos trajetos do Círio que envolvem as avenidas Presidente Vargas, Av. Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso, BR-316 e Augusto Montenegro (que envolve o sentido do entroncamento até Icoaraci).

São inúmeras as atividades executadas durante a realização de eventos. Além das atividades usuais, está o desenvolvimento de ações de prevenção contra incêndio e pânico. Todas elas devem ser acompanhadas por inúmeros profissionais, dentre eles, os engenheiros civis, mecânicos e eletricistas com registro no CREA-PA e habilitados para emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).