Disponível em <https://creapa.org.br/inspetor-do-crea-pa-apresenta-projeto-breves-cheirosa-no-1o-congresso-internacional-de-residuos-solidos-em-sao-paulo/>.
Acesso em 27/07/2024 às 10h08.

Inspetor do CREA-PA apresenta Projeto “Breves Cheirosa” no 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos em São Paulo

O Engenheiro Ambiental Huan Tupinambá, inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), apresentou um projeto, durante o 1° Congresso Internacional de Resíduos Sólidos em São Paulo. Intitulado "Breves Cheirosa - Mantenha a Cidade e a Consciência Limpa".

15 de maio de 2024, às 13h40 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Engenheiro Ambiental Huan Tupinambá, inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), apresentou um projeto, durante o 1° Congresso Internacional de Resíduos Sólidos em São Paulo. Intitulado “Breves Cheirosa – Mantenha a Cidade e a Consciência Limpa”.

O projeto surgiu, como resposta a uma problemática premente: a gestão inadequada de resíduos sólidos na cidade de Breves.

Breves, assim como muitas outras localidades, enfrenta desafios significativos relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos.

Uma parcela da população, por falta de orientação ou conhecimento, descarta seus resíduos de forma irregular, gerando impactos ambientais negativos e comprometendo a qualidade de vida da comunidade.

“O projeto “Breves Cheirosa” visa alcançar diretamente a população, abrangendo todas as faixas etárias, desde crianças até idosos. Por meio de ações educativas e mutirões de limpeza, busca-se sensibilizar e engajar os cidadãos na promoção de práticas sustentáveis de descarte de resíduos”, disse o coordenador do projeto, Huan.

Engenheiro Ambiental, Huan Tupinambá.

O plano de ação do projeto será implementado em pontos estratégicos do município, impactando positivamente a comunidade, desde os primeiros contatos.

A ideia central é destacar a importância de manter o ambiente limpo e livre de resíduos, especialmente em locais históricos e turísticos, promovendo uma maior conscientização sobre a preservação do patrimônio ambiental e cultural da região.

Uma das principais metas do projeto é fomentar a mudança de hábitos, incentivando a formação de cidadãos comprometidos com o bem-estar da comunidade e a proteção do meio ambiente.

Por meio da educação ambiental e da mobilização social, busca-se criar uma cultura de responsabilidade coletiva em relação à gestão de resíduos sólidos em Breves.

Iniciativas como esta, espera-se não apenas transformar a realidade de Breves, mas também inspirar outras cidades a adotarem práticas mais conscientes e responsáveis com relação aos resíduos sólidos.