Disponível em <https://creapa.org.br/inspetoria-de-santarem-realiza-fiscalizacao-apos-acidente-com-gases-toxicos-em-balsa-de-graos/>.
Acesso em 21/10/2024 às 21h29.

Inspetoria de Santarém realiza fiscalização após acidente com gases tóxicos em balsa de grãos

10 de julho de 2024, às 10h12 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No último dia 4 de julho, a Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) de Santarém, em parceria com a Secretaria de Portos e Transporte Aquaviário (SEMPTA) do município, realizou uma importante ação de fiscalização em resposta a um grave acidente de trabalho ocorrido em um porto particular no bairro Área Verde.

O incidente que motivou a ação fiscal ocorreu quando três trabalhadores desmaiaram após entrar em contato com gases tóxicos durante suas atividades na balsa de grãos. Segundo relatos dos fiscais presentes, os gases envolvidos – butano, metano e propano – são não apenas tóxicos, mas também inflamáveis e asfixiantes, representando um risco significativo para a segurança dos trabalhadores.

Fiscais do CREA-PA, Erivaldo Santos e José Miranda Junior, destacaram que a balsa, embora estivesse em operação de transporte de carga, não apresentava registros de manutenção ou reparo adequados, o que poderia ter contribuído para a ocorrência do acidente. O acidente em si resultou em ferimentos, incluindo um trabalhador que sofreu um corte profundo na cabeça.

Fiscais do CREA-PA durante a ação de fiscalização no local.

“A falta de medidas preventivas e de adequação às normas de segurança é preocupante. É responsabilidade dos proprietários e gestores das embarcações garantir que todas as condições de segurança sejam rigorosamente seguidas para proteger a integridade física dos trabalhadores”, afirmaram os fiscais.

Este incidente serve como um lembrete da necessidade de vigilância constante e a implementação de medidas corretivas imediatas quando necessário.

Para mais informações sobre o desdobramento deste caso, recomenda-se acessar o portal do G1 de Santarém através do link: G1 Santarém.

Este episódio destaca a importância de uma supervisão diligente e rigorosa para garantir que as condições de trabalho sejam seguras e conformes com as regulamentações vigentes, visando sempre a proteção da vida e da saúde dos trabalhadores.