Disponível em <https://creapa.org.br/inspetoria-do-crea-pa-em-maraba-fiscaliza-obras-de-construcao-da-usina-de-tecnored/>.
Acesso em 27/07/2024 às 05h52.

Inspetoria do CREA-PA em Marabá fiscaliza obras de construção da usina de Tecnored

12 de setembro de 2023, às 10h39 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No dia 06 de setembro de 2023, a Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), em Marabá, realizou uma ação de fiscalização nas obras de construção da usina TecnoRed, no Distrito Industrial. O Inspetor do Conselho, Engenheiro Civil Mauricio Freire e a equipe de fiscalização do CREA-PA participaram da ação e destacaram a importância desse empreendimento para o município. “O projeto não apenas fortalecerá a indústria local, mas também criará oportunidades de emprego e fomentará o crescimento econômico sustentável da região”, declara o inspetor.
“A implantação da Tecnored representa um passo importante na transformação da mineração, contribuindo para tornar a cadeia do processo cada vez mais sustentável. O projeto Tecnored é de grande importância para a Vale e para a região e trará ganhos de competitividade, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento para a região”, afirma o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.
A TecnoRed vai produzir o chamado gusa verde, a partir da substituição de carvão metalúrgico por biomassa, reduzindo assim as emissões de carbono em até 100%, sendo um passo importante na contribuição com a descarbonização da siderurgia. A gusa é usada na produção do aço.
Atualmente, a empresa está concentrando seus esforços na montagem da planta da parte administrativa, com previsão de finalização para este ano. No próximo ano, está planejada a construção da planta de produção, que promete impulsionar ainda mais a economia local.