Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/ministro-das-cidades-fala-da-importancia-dos-engenheiros-para-o-brasil-durante-encontro-de-lideres-do-sistema-confea-crea-e-mutua/>.
Acesso em 30/04/2024 às 13h49.

Ministro das Cidades fala da importância dos engenheiros para o Brasil, durante Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Habitação e desenvolvimento foram os temas abordados por Jader Filho, durante palestra.

22 de fevereiro de 2024, às 12h05 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O ministro das Cidades, Jader Filho foi um dos palestrantes do Fórum de Políticas Públicas: Habitação e Desenvolvimento Urbano, esta manhã em Brasília, parte da programação do 13º Encontro dos Líderes, evento promovido pelo sistema CONFEA, CREA e MUTUA. Debatendo o tema, também estiveram o presidente do CONFEA, Vinícius Marchese e o deputado federal Fernando Marangoni.

Ministro das Cidades, Jader Filho, com presidente do Confea, Vinicius Marchese.

O ministro das Cidades falou sobre projetos do governo e a importância da classe para o país. “Sem engenheiros não existe PAC, o Minha Casa, Minha Vida, programas estes que são fundamentais para obras de habitação e desenvolvimento urbano”, disse Jader Filho durante sua fala.

“Queremos estar cada vez mais próximos da Engenharia. Venho da iniciativa privada, onde eu aplicava muito o benchmarking. É muito melhor tomar suas decisões a partir das experiências já praticadas. Muitos técnicos cometem o erro de achar que aqui de Brasília, dentro do escritório, do ar condicionado, consegue tomar a melhor decisão para uma construção do Minha Casa, Minha Vida que vai ser feito no Acre, usando um mesmo projeto feito em São Paulo. Para que o PAC possa alcançar seus objetivos, vocês são peça fundamental. Sem vocês não existe Minha Casa, Minha Vida. O governo e a Engenharia devem estar próximos, para que as obras sejam ágeis”, ponderou o ministro.

“Estamos falando da construção do nosso país, das nossas cidades, da transversalidade das políticas públicas de desenvolvimento urbano. Não adianta discutir gestão de resíduo de um lado, saneamento do outro, mobilidade do outro. Essas políticas têm que estar integradas”, acrescenta o deputado federal Fernando Marangoni, que foi relator do projeto de lei do novo Minha Casa, Minha Vida, aprovado em 2023 por unanimidade em ambas as casas legislativas. “Uma boa política pública requer muito estudo. Tem-se que trabalhar com indicadores sérios, e entender aonde você quer chegar e quais instrumentos você tem para chegar lá. A boa política é aquela que se entrega e muda a vida das pessoas”.

O 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua vai até esta quinta, dia 22, e reúne cerca 2.000 pessoas, entre profissionais, parlamentares e especialistas de todo o Brasil. O evento conta com uma programação diversificada, valorizando a contribuição da engenharia para a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento nacional.

A discussão das barreiras e iniciativas para o desenvolvimento brasileiro, contemplará a participação de alguns atores que constroem a cena pública do país. Infraestrutura rural e urbana, reforma tributária, saneamento básico e habitação são alguns dos temas lançados. “Aproximar o Sistema Confea/Crea do poder público é essencial para valorização profissional e, principalmente, para a construção de projetos que transformem a vida das pessoas na prática”, destacou o presidente do Confea, Vinicius Marchese.

Presidente do CREA Goiás, Lamartine Moreira; Presidente do Confea, Vinícius Marchese; Deputada Federal (GO) Marussa Bondrini; Ministro Jader Filho; Presidente do CREA-PA, Adriana Falconeri; Deputado Federal (PA) Henderson Pinto
Presidente do CREA Goiás, Lamartine Moreira; Presidente do Confea, Vinícius Marchese; Deputada Federal (GO) Marussa Bondrini; Ministro Jader Filho; Presidente do CREA-PA, Adriana Falconeri; Deputado Federal (PA) Henderson Pinto.

A presidente do Crea-PA, Adriana Falconeri, falou acerca da importância da participação do Conselho no evento. Segundo ela, “o Encontro de Líderes é uma oportunidade para o Crea-PA discutir os desafios e as oportunidades essenciais para o avanço nacional, adotando a visão singular da Amazônia. O evento é um espaço para explorar as capacidades que a engenharia oferece para o refinamento e a inovação nas políticas públicas, visando ao desenvolvimento sustentável e integrado do país”.

Deputado Delegado Caveira; presidente do CREA-PA, Eng. Adriana Falconeri; e comitiva do CREA Amazonas.

Os deputados federais, da bancada paraense, Henderson Pinto (MDB) e Delegado Caveira (PL), prestigiaram o evento na manhã desta quarta (21) e fizeram questão de cumprimentar a delegação do Crea-PA, comandada pela presidente Adriana Falconeri.

 

Foto: Confea