Movimento Pró-Aterro Sanitário apresenta o Manifesto pelo fim dos lixões, em defesa da população e do meio ambiente
O Diretor Geral da Mútua-PA, Josué Rocha apresentou na última terça-feira (11) o Manifesto diante da programação de palestras do CREA-PA no espaço da Green Zone na COP30.12 de novembro de 2025, às 15h04 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No Estado do Pará mais de 90% dos municípios dispõem os seus resíduos sólidos em lixões a céu aberto, um crime ambiental responsável pela contaminação do solo, do ar e das águas superficiais (rios e lagos) e subterrâneas (poços que abastecem a população mais vulnerável). Diante da atual situação, o Sistema CONFEA/CREA e Mútua apoia o Manifesto pelo fim dos lixões, organizado pelo Movimento Pró-Aterro Sanitário.
O Diretor Geral da Mútua-PA, Eng. Sanitarista, Josué Rocha na manhã de ontem (11 de novembro) durante a Programação de palestras do CREA-PA no espaço da Green Zone da COP30, apresentou o Manifesto que ressalta a integração das engenharias, geociências e tecnologias, durante o Painel de abertura, sobre “Estratégias e Inovações para Erradicação e Fiscalização de Lixões na Amazônia Brasileira.”

Josué respondeu a pergunta sobre o que representa o Manifesto principalmente para esses municípios que possuem um lixão já instalado há bastante tempo. Pergunta feita pelo Professor, Eng. Sanitarista e Blogueiro da página Básico do Saneamento, Valdinei Mendes da Silva. Segundo Josué “ levamos 9 (nove) décadas para poder chegar nesse ponto. Mesmo sendo engenheiro, tecnólogo, cientista, tendo todo conhecimento científico, nós demoramos muito para entender o nosso verdadeiro papel. Mas felizmente chegamos nesse ponto. Temos que usar todo o nosso conhecimento para o futuro da humanidade”, ressaltou.
A solução imediata é a construção de Aterros Sanitários, obras de engenharia, que possibilitam a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos a um custo que pode ser pago pela população Brasileira, mesmo nos municípios mais pobres da Região Norte. Defender a implantação de Aterros sanitários significa defender a População Brasileira e o Meio Ambiente.
Quer saber mais?
Com intuito de trazer mais pessoas para esse movimento do bem, o link para visualizar o Manifesto você encontra aqui: https://drive.google.com/file/d/1KkKi66zz0IVugNfESj8abBkOnS3BSuv3/view?pli=1

