Mútua-PA em parceria com o CREA-PA e o Instituto Valoriza Resíduos, promovem Curso de Capacitação, sobre Projetos de Aterros Sanitários
Temas ligados a distanciamento de núcleos urbanos, tais como: Aerofotogrametria com Drone, Análise de Estabilidade Geotécnica, Cálculo da Geração de Biogás e Aproveitamento Energético, foram bastante discutidos durante a realização do curso.4 de setembro de 2024, às 10h19 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Nos dias 30 e 31 de agosto, na Sede do CREA-PA, a Mútua-PA, em parceria com o Conselho e o Instituto Valoriza Resíduos, promoveram o Curso de Capacitação de Profissionais, para elaboração de Projetos de Aterros Sanitários. Curso administrado pelo Eng. Civil, Alexandre Ferrari. Que contou com a participação do Presidente do Instituto Valoriza Resíduos, João Gianesi Netto e do tesoureiro, Antonio Carlos Delbin.
A Presidente do CREA-PA, Eng. Civil Adriana Falconeri comentou, “investir na qualificação profissional é essencial e compromisso da nossa gestão. Ficamos felizes de fazer parte dessa iniciativa, que valoriza e aprimora a atuação dos profissionais da Engenharia”.
Temas ligados a distanciamento de núcleos urbanos, tais como: Aerofotogrametria com Drone, Análise de Estabilidade Geotécnica, Cálculo da Geração de Biogás e Aproveitamento Energético, foram bastante discutidos durante a realização do curso.
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), o Brasil lida mal com o próprio lixo: no ano de 2022, 39% dos resíduos sólidos foram descartados de forma inadequada.
ATERRO SANITÁRIO
Os aterros sanitários são unidades de gerenciamento, responsáveis pela destinação final adequada de resíduos.
Na capital, mais de 40,5 mil toneladas de lixo de Ananindeua, Belém e Marituba são tratadas adequadamente no Aterro Sanitário de Marituba, que tem gestão da Unidade de Valorização Sustentável Guamá.