O papel da Engenharia em ambientes hospitalares
A Engenharia está presente nos hospitais mais do que você imagina.2 de dezembro de 2024, às 12h42 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Instituições, como os hospitais, tem mais credibilidade e confiabilidade, quando fiscalizadas corretamente, um estabelecimento com profissionais legalmente habilitados e empresas regulares corre menos riscos de acidentes. O objetivo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), em âmbito hospitalar, é ampliar a fiscalização das atividades de Engenharia, nesses estabelecimentos de saúde com o objetivo de proteger a vida.
Verificar se as atividades, como manutenção de sistemas de ar-condicionado, geradores de energia, caldeiras, aparelhos eletromecânicos, de hemodiálises, ultrassonografia, nobreaks, grupo motor gerador, aquecimento de água, vasos de pressão, equipamentos de combate a incêndio e médico-hospitalares têm responsável técnico legalmente habilitado.
Com o propósito de proteger a vida e resguardar o interesse público, o Conselho respalda ações de fiscalização dentro de sua missão institucional, o exercício do profissional e empresas que prestam serviço ao hospital.
Foi com essa intenção que o CREA-PA, por meio do Vice-presidente, Everton Rugerri e do Gerente de Fiscalização, Lucas Bezerra, promoveram a ação de orientar a gerência dos hospitais, verificando se a estrutura do prédio, como os aparelhos, está sendo feita a manutenção, construção e instalação por empresa devidamente habilitada, por profissionais habilitados e registrados no CREA.
“O Crea não é somente agente de fiscalização no âmbito da construção civil, na sua atual gestão, age na atuação de diversos profissionais, diversos segmentos, como os hospitais”, disse o Vice-presidente.