Disponível em <https://creapa.org.br/oscar-da-sustentabilidade-recebe-inscricoes-ate-22-de-julho/>.
Acesso em 15/07/2024 às 21h16.

Oscar da sustentabilidade recebe inscrições até 22 de julho

22º Troféu Seriema premiará sete categorias de projetos ou reportagens sobre meio ambiente.

28 de junho de 2024, às 12h33 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Considerado o Oscar da Sustentabilidade e um dos maiores prêmios de meio ambiente do Brasil, o Troféu Seriema, organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), está com inscrições abertas até o dia 22 de julho de 2024. Em sua 22º edição a mostra traz como tema “Mudanças Climáticas: a Hora de Agir é Agora”. Podem participar projetos realizados em todo o país nas categorias de Imprensa, Elementos Naturais, Biodiversidade, Sociedade Sustentável, Inovação, Produção Acadêmica e Gestão Empresarial para os ODS.

O prêmio nacional tem o intuito de reconhecer trabalhos da sociedade que, por meio de ações, conseguem transformar o mundo, realizar sonhos e concretizar ideias. O objetivo é conscientizar toda a sociedade acerca de suas práticas e os impactos que causam no meio ambiente.

Os interessados de todo o Brasil já podem inscrever seus projetos no Troféu Seriema por meio do site www.trofeuseriema.org.br. É só acessar a plataforma, ler o regulamento de participação, escolher uma modalidade e inscrever a iniciativa. As inscrições são gratuitas e serão efetivadas somente online.

Os concorrentes devem anexar ao formulário de inscrição os arquivos digitais contendo a apresentação do projeto, fotos, vídeos, slides e outros tipos de mídia para a complementação das informações prestadas. Cada participante pode inscrever mais de um trabalho, mas o mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma modalidade.

Todas as candidaturas válidas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros de notório saber no tema socioambiental e os três finalistas de cada modalidade serão apresentados na solenidade de premiação que será realizada presencialmente, em Goiânia, e com transmissão nas redes sociais do Crea-GO, em novembro de 2024, quando serão revelados os grandes vencedores. Ao projeto vencedor, será destinado o Troféu Seriema. Os autores e coautores dos trabalhos premiados receberão certificados.

Podem concorrer ao Troféu trabalhos executados por profissionais, personalidades, entidades e instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas ou propriedades rurais, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente. O Troféu Seriema tem apoio institucional do Confea, dos Creas Regionais e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema (Mútua).

A ave Seriema é o símbolo da premiação desde sua primeira edição, em 2001. Encontrada principalmente na Região Central do Brasil, se destaca pela capacidade de adaptação e sobrevivência. O conceito foi traduzido artisticamente e deu forma de traços lisos e harmoniosos à estatueta, que se tornou a identidade do prêmio, considerado o Oscar da sustentabilidade, uma vez que já reconheceu centenas de projetos.

Descrição de cada modalidade:

•Elementos Naturais – abrange iniciativas com foco na conservação, manutenção e recuperação do solo, da água e do ar;

•Biodiversidade – iniciativas de manutenção e preservação das inter-relações e ecossistemas que envolvam flora ou fauna;

•Sociedade Sustentável – abrange iniciativas que envolvam as relações de dependência entre a sociedade e os recursos naturais, educação e conscientização ambiental, ou mesmo projetos de restauração e conservação de patrimônio histórico, cultural e urbanístico;

•Inovação – iniciativas que apresentem ferramentas inovadoras que contribuam efetivamente na preservação dos recursos naturais e que apresentem viabilidade técnica, econômica e socioambiental;

•Imprensa – Material jornalístico, produzido por qualquer meio de comunicação que tenha contribuído ou promovido efeitos socioambientais positivos;

* Produção Acadêmica – abrange pesquisas científicas realizadas no âmbito da academia (instituições de ensino superior), que visam a produção de conhecimento por meio de investigações práticas dos processos relacionados à sustentabilidade;

* Gestão Empresarial para os ODS – conjunto de ações empresariais e como elas se alinham aos Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável, os ODS, utilizando de seus recursos financeiros, estruturais e humanos, com foco na inserção da Agenda 2030 na estratégia de negócios.