Disponível em <https://creapa.org.br/pela-primeira-vez-crea-pa-participa-de-encontro-nacional-de-assessoria-ao-crea-jr-enasc/>.
Acesso em 27/07/2024 às 04h41.

Pela primeira vez, CREA-PA participa de Encontro Nacional de Assessoria ao Crea Jr (Enasc)

8 de setembro de 2023, às 20h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O CREA-PA participou, nessa quarta-feira (06/09), pela primeira vez do Encontro Nacional de Assessoria ao Crea Jr (Enasc). As mudanças de cultura no Sistema foram ressaltadas pelo presidente em exercício do Confea, o eng. eletric. Evânio Nicoleit e nas apresentações do assessor parlamentar Walter Bittar e do coordenador da Comissão do Crea Jovem São Paulo, o engenheiro eletricista Raoni Lourenço Andrade Ramos.

O conselheiro federal eng. agr. Cândido Carnaúba Mota considerou que “esse evento é um divisor de águas, tem uma programação muito importante para planejar as metas e ações para 2024 para que as iniciativas planejadas possam acontecer”.

Coordenadora do Crea Jr Nacional, a eng. quim. Ingrid Reinehr afirmou que o Crea Jr “é um programa que está aí há 23 anos e vem se tornando referência nacional e internacional. É muito importante ter à frente do Confea alguém que entenda a realidade das universidades”, disse, referindo-se ao fato de o presidente em exercício ser professor universitário, além de acompanhar de perto toda a história da institucionalização do Crea Jr no Sistema.

Mudança histórica
“Quisera eu e diversos presidentes que a gente tivesse esse programa no nosso tempo de escola. Não tínhamos. Dessa forma, a gente vê a importância desse programa, não só de formação de liderança, mas de cidadania, de preparação para o exercício das profissões e a consolidação das nossas profissões, para conhecimento e posicionamento da sociedade, nas universidades, no país e fora do país. No âmbito dessa memória afetiva, já entendendo as dificuldades das escolas em receber o programa, passei a ser um defensor na condição de professor, em defesa também dos estudantes como colegas de profissão, profissionais em formação”, apontou.

O presidente em exercício do Confea citou casos de profissionais de Santa Catarina ao comentar que vários ex-alunos e ex-alunas seus que passaram pelo Crea Jr no estado hoje ocupam cargos públicos e da inciativa privada e também atuam no Sistema. “Isso mostra a importância do Crea Jr na identificação e formação de talentos. Hoje, esse programa é referência nacional. E aí a gente entende o porquê da grande participação no Encontro de Líderes e também na Soea, ocupando lugar de destaque, com estande para a divulgação das ações e divulgando o programa e o Sistema”, disse, parabenizando também os assessores “que alavancam esse grande programa”.

Segundo o presidente Evânio Nicoleit, o Crea Jr tem uma importância fundamental para o Sistema Confea/Crea na atualidade. “Na condição de professor e gestor de universidade, o Crea Jr é o programa que mais conecta as instituições de ensino ao conselho profissional. O representante das instituições de ensino no plenário não consegue fazer toda a interlocução no âmbito da instituição de ensino, mas o Crea-Jr consegue.  Porque ele vai direto na base, os profissionais em formação. E a gente tem a obrigação de reconhecer esse valor dos nossos futuros profissionais e colegas em formação”, disse, informando que de 18 a 20 de dezembro será realizado o Encontro Nacional do Crea Jr, em Aracaju, simultaneamente ao Colégio de Presidentes, que será realizado no Rio de Janeiro. “Já assumi o compromisso com a Ingrid que eu vou estar no Enasc. É um compromisso para a gente poder contribuir para avançar”.