Disponível em <https://creapa.org.br/pericia-judicial-x-seguranca-da-informacao-oportunidades-para-engenheiros-com-a-lgpd-e-tema-de-palestra-no-crea-pa/>.
Acesso em 23/04/2024 às 15h34.

Perícia Judicial  x Segurança da Informação: Oportunidades para engenheiros com a LGPD é tema de palestra no CREA-PA

A superintendente do CREA-PA, Cristiane França, destaca que cursos e palestras são essenciais para atualização dos servidores públicos que devem respeitar o estrito cumprimento da lei no desempenho de suas funções.

28 de abril de 2023, às 16h48 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Funcionários, estagiários e profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) participaram de uma manhã de muito conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A palestra foi ministrada pelo Dr. Allan da Costa, professor universitário federal e pesquisador cientifico, formado em Tecnologia de Redes de Computadores, e DPO as a Service no âmbito da esfera Federal, Estadual, Privado e Operador da LGPD na UFRA.

De acordo com o professor Allan, é preciso compreender o que se trata a LGPD e o direito enquanto pessoa física ou jurídica, afinal, quando exerce esse direito a compreensão de trabalhar com os dados do próximo fica melhor, uma vez que cada um se coloca no lugar do outro quando se está manipulando os dados.

Os servidores puderam tirar dúvidas e saber qual a aplicabilidade da Lei na rotina de trabalho de cada um deles, durante as pequenas ações do dia-a-dia, além de quais são as ações, de acordo com a Lei, que poderiam ser melhoradas nas rotinas de trabalho.

O perito judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PA), engenheiro químico, Prof. Fabio Abreu, palestrou, remotamente,  sobre “Perícia Judicial  x Segurança da Informação: Oportunidades para engenheiros com a LGPD”, explanou a importância da perícia judicial, apresentando-a como mais um campo de atuação para profissionais de diversas áreas. Além disso, foram debatidos ainda temas que devem ser conhecidos por aqueles que almejam se dedicar ao exercício da perícia judicial.

LGPDA Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é uma norma federal sancionada em 14 de agosto de 2018, e, desde então, as empresas e o Poder Público tiveram um período de transição para se adequarem às mudanças. Em julho de 2019 foi aprovada a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), entidade responsável por fiscalizar o cumprimento da Lei. Em dezembro de 2020 a LGPD entrou em vigor no Brasil.