Disponível em <https://creapa.org.br/plenario-do-crea-pa-institui-grupo-de-trabalho-para-operacionalizar-a-lei-de-inspecao-predial/>.
Acesso em 06/05/2024 às 14h15.

Plenário do CREA-PA institui Grupo de Trabalho para operacionalizar a Lei de Inspeção Predial

22 de março de 2024, às 11h53 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Durante a reunião plenária realizada nessa quinta-feira (21/03), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) aprovou a criação de um Grupo de Trabalho dedicado a operacionalizar a lei de inspeção predial recentemente sancionada pelo governador Helder Barbalho. Esta lei, que visa garantir a segurança das edificações e prevenir incidentes como o colapso do edifício Cristo Rei, é de extrema importância para a sociedade paraense.

O Grupo de Trabalho terá como objetivo principal a elaboração de diretrizes e procedimentos para a implementação eficaz da lei de inspeção predial em todo o estado. Composto por profissionais capacitados e especializados, o grupo buscará promover a fiscalização adequada das edificações, garantindo a segurança dos cidadãos e o cumprimento das normas técnicas vigentes.

Essa iniciativa do CREA-PA demonstra o compromisso da entidade em contribuir ativamente para a melhoria da qualidade das construções e para a proteção da vida e do patrimônio dos paraenses. O Grupo de Trabalho será fundamental para orientar e acompanhar os processos de inspeção predial em conformidade com a legislação, fortalecendo assim a segurança e a confiabilidade das construções em todo o estado do Pará.

De acordo com a presidente do Crea-PA, Eng. Civil Adriana Falconeri, o grupo de trabalho criado é fundamental para garantir a efetividade e aplicabilidade das normas estabelecidas. Esta iniciativa surge como resposta às demandas crescentes por segurança e qualidade nas edificações, especialmente após incidentes como o colapso dos 13 balcões do edifício Cristo Rei.

Presidente do Crea-PA, Eng. Civil Adriana Falconeri, durante sessão plenária nessa quinta-feira.

O trabalho conjunto entre profissionais, instituições e órgãos fiscalizadores é essencial para promover a prevenção de acidentes e assegurar a proteção da sociedade.