Disponível em <https://creapa.org.br/ponte-de-outeiro-e-entregue-neste-domingo-com-a-presenca-do-crea-pa/>.
Acesso em 18/04/2024 às 02h26.

Ponte de Outeiro é entregue neste domingo com a presença do CREA-PA

Na manhã deste domingo (26/02), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) participou do ato de entrega da ponte que dá acesso ao Distrito de Outeiro, pertencente a Belém

26 de fevereiro de 2023, às 2h09 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na ocasião, a presidente do Conselho, eng. civil Adriana Falconeri, o gerente de Infraestrutura, engenheiro Roberto Puty, o gerente de fiscalização, Kleber Souza e a gerente de Relações Institucionais, Raíssa Rebelo, estiveram prestigiando a entrega da obra.

A ponte recebeu novo mastro central com 50 metros de altura, 16 estais (cabos de aço), revitalização de pilares remanescentes, nova pintura do guarda-corpo, asfaltamento e nova iluminação. Além disso, o modelo de construção permitiu que o vão entre os pilares sob a ponte passasse de 60 metros para 100 metros, criando um canal de navegação amplo, impedindo novos choques com embarcações, a exemplo do que ocorreu há um ano, quando uma embarcação colidiu e derrubou um dos pilares de sustentação da ponte.

Sobre o acidente

A ponte estava interditada desde o dia 17 de janeiro de 2022, após ter sido atingida por embarcação que passava abaixo da estrutura. O pilar central caiu, o que provocou rachadura na pista. Com isso, um Grupo de Trabalho (GT) criado para encaminhar as questões da ponte foi formado pelo Governo do Estado, Prefeitura de Belém, Conselho de Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA) e órgãos de controle, como Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério Público de Contas (MPC), Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Durante as obras de reconstrução, o CREA-PA esteve no canteiro de obras, fiscalizando sobre as ARTs emitidas, profissionais e empresas envolvidos na obra. Após levantamento dos dados colhidos, foi realizado diagnóstico de possíveis conformidades e a abertura de processos, caso fossem necessários.