Disponível em <https://creapa.org.br/presidente-adriana-articula-para-belem-sediar-colegio-de-presidentes/>.
Acesso em 27/07/2024 às 03h33.

Presidente Adriana Falconeri articula para Belém sediar Colégio de Presidentes

23 de fevereiro de 2024, às 8h09 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Belém, a capital do Pará, vai sediar Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O encontro está previsto para acontecer em junho. A deliberação foi feita durante o 13º Encontro de Líderes em Brasília.

Adriana Falconeri destaca entusiasmo com a perspectiva de Belém sediar o Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, especialmente em vista da COP 30 que ocorrerá em 2025. Ela reconhece a importância crucial desse encontro para discutir e planejar a participação dos profissionais das engenharias e geociências no contexto desse evento global. Este encontro não só fortalecerá a presença desses profissionais, mas também destacará o papel fundamental que desempenham na busca por soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios enfrentados pelo planeta.

“As pautas serão sempre voltadas ao interesse dos nossos profissionais e empresas que fazem deste conselho profissional o maior do nosso país. Procuraremos sempre ter esse olhar para os nossos profissionais e empresas, no sentido de fortalecimento das nossas profissões”, disse a Presidente do Crea Alagoas, Rosa Tenório, eleita coordenador do Colégio de Presidentes.

Para Adriana Falconeri, o Colégio de Presidentes facilita a troca de ideias, experiências e perspectivas, promovendo uma abordagem mais unificada para questões importantes da engenharia e agronomia em todo o país.

Metas e propostas
Entre as metas da nova coordenadora do Colégio de Presidentes, está a de buscar a integração com o Conselho Federal e com a  Mútua, além de uma aproximação com todos os regionais, de forma a facilitar as tramitações e anseios de todos. Rosa Tenório considera ainda que, nos próximos dias, irá buscar reunir-se com o presidente Vinicius Marchese, com o presidente da Mútua, eng. Francisco Almeida, e ainda com os presidentes coordenadores das cinco regiões “para que possamos levantar as demandas, de forma objetiva e proativa pautar as atividades do Colégio de Presidentes ao longo de 2024”.

Segundo ela, a pauta de 2024 será construída com todos esses atores, mas ela enfatiza a necessidade de manter o foco nas bases profissionais, a exemplo do que foi seu primeiro mandato à frente do regional alagoano. “Localmente, a gente implantou alguns projetos para que a gente pudesse aproximar ainda mais o nosso conselho com os nossos profissionais, empresas, prefeituras. Implantamos programas como o Crea Até Você, cujo objetivo principal é a interiorização de todos os nossos serviços, onde mensalmente levamos toda a estrutura do Crea para um município do Estado. Implantamos também o Descomplica Crea, cujo objetivo principal é a aproximação com as Instituições de Ensino Superior. E por fim, o Crea Capacita, que tem como objetivo principal a capacitação dos nossos profissionais com cursos e palestras gratuitas e em parceria com as nossas entidades de classe. Podemos destacar ainda a maior aproximação com o Programa Crea Júnior e com o Programa Mulher, implantado em 2021. E lançamos um edital de patrocínio com o olhar voltado às nossas entidades de classe.

Crea-Jr
Após a reunião, o coordenador nacional do Crea-Jr, eng. Varner Reis, destacou o apoio da nova gestão do Confea e a expectativa de criar o Crea-Jr nos três estados remanescentes. “Houve um grande avanço e hoje temos Creas Juniors em praticamente todo o país”, disse, destacando a programação Jovem Lideranças, do Fórum de Políticas Públicas, realizado no dia anterior e que contou com uma programação desenvolvida conjuntamente entre o Confea e o Crea-Jr.