Disponível em <https://creapa.org.br/registro-unico-abre-os-debates-do-colegio-de-presidentes-de-abril/>.
Acesso em 27/07/2024 às 09h49.

Registro único abre os debates do Colégio de Presidentes de abril

18 de abril de 2024, às 9h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A terceira reunião do ano do colegiado que reúne todos os presidentes dos Creas, do Confea e da Mútua – o Colégio de Presidentes (CP) – aconteceu nesta semana em Belo Horizonte (MG). Na abertura da reunião, o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese apresentou os cem dias de sua gestão à frente do Federal, destacando o objetivo de transformar o Sistema em uma entidade unificada, visando entregar um sistema muito diferente do atual em três anos.

Durante a reunião, foram discutidos diversos itens, como a Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais da área tecnológica, o 1º Hackathon Nacional e o registro único, que incluiria o fim do visto profissional. Este último ponto gerou um debate prolongado entre os participantes do colegiado, devido à sua importância histórica para os profissionais, mas também pela complexidade operacional que requer.

Presidentes dos CREAs de todo o Brasil, reunidos durante o CP em Minas Gerais.

A presidente do CREA-PA, Adriana Falconeri, falou da necessidade de simplificar e tornar mais eficientes os processos profissionais. Em sua intervenção, ela ressaltou a necessidade urgente de desburocratização por meio da unificação do registro e da eliminação do visto profissional. Essas medidas, se implementadas, têm o potencial de beneficiar milhares de profissionais registrados, facilitando sua mobilidade e contribuindo para o desenvolvimento de suas carreiras e do setor como um todo.

Presidente do CREA-PA, Eng. Civil, Adriana Falconeri.

Em seu discurso de abertura, o anfitrião do evento, o presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio, agradeceu aos colegas por terem aprovado a realização da reunião na capital mineira no momento em que o regional comemora seus 90 anos de existência. No dia anterior foi realizada uma solenidade celebrativa na Assembleia Legislativa e todos os dirigentes puderam participar. “Temos que trabalhar essa união. Como temos crescido, a discussão no CP tem avançado muito. Continuemos nesse diálogo constante, que melhoremos cada vez mais, trazendo benefícios para a sociedade e para os profissionais”.

Presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio.

Em seguida, o ex-coordenador da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) Marino José Greco informou que existem 36 cursos na área da química e observou que os Conselhos Regionais de Química (CRQ) estão instando os profissionais a migrarem do Crea para o CRQ, assim como as empresas estão sendo incentivadas a fazerem essa transição. Diante dessa informação, o presidente Vinicius Marchese instruiu:  “Oriento a todos os presidentes que souberem de notificações do CRQ a comunicarem imediatamente ao Confea, para que a equipe jurídica do Federal possa tomar as medidas necessárias.”

Fotos: Equipe de Comunicação do Confea