Rondon do Pará e Dom Eliseu recebem Força-Tarefa Nacional de Fiscalização
Durante a operação, cerca de 35 silos foram fiscalizados. Os fiscais verificaram a atuação de prestadores de serviços em áreas importantes, como geração de energia por placas solares, segurança do trabalho e agronomia.6 de setembro de 2024, às 9h38 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Nos dias 2 e 3 de setembro, uma Força-Tarefa Nacional de Fiscalização foi realizada nos municípios de Rondon do Pará e Dom Eliseu, contando com a participação dos fiscais do CREA-PA, CREA-SP e CREA-BA. A ação teve como principal objetivo, a fiscalização de áreas agronômicas, com destaque para empreendimentos rurais e unidades armazenadoras de grãos.
Durante a operação, cerca de 35 silos foram fiscalizados. Os fiscais verificaram a atuação de prestadores de serviços em áreas importantes, como geração de energia por placas solares, segurança do trabalho e agronomia. O foco era orientar os proprietários sobre a importância de contar com profissionais habilitados para garantir a segurança e a qualidade das atividades técnicas, fundamentais para a proteção da produção agrícola.
Além da fiscalização agronômica, foram verificadas as conformidades das Normas Regulamentadoras (NR) 31, que trata da segurança e saúde no trabalho na agricultura, e da NR 33, relacionada ao trabalho em espaços confinados.
O gerente de Fiscalização do CREA-PA, Kleber Santos, ressaltou a relevância dessa ação para qualificar os agentes fiscais e orientar os proprietários rurais que geram empregos no estado do Pará. “Nosso objetivo é não apenas fiscalizar, mas também instruir os proprietários sobre a importância da atividade técnica bem executada, garantindo segurança para suas operações,” afirmou Kleber.
A presidente do CREA-PA, Enga. Civil Adriana Falconeri, também enfatizou a importância da contratação de profissionais habilitados. “Se o empreendimento não conta com profissionais qualificados, a responsabilidade por eventuais problemas recai sobre o proprietário. A presença de profissionais habilitados é essencial para o sucesso e a segurança de qualquer atividade técnica,” destacou Adriana.
O Administrador da Fazenda São Tomé, Junior Felix, que recebeu a equipe do CREA-PA, durante a fiscalização, elogiou a ação como preventiva e necessária. “Achei muito importante essa visita, pois ajuda a evitar problemas futuros,” comentou o administrador.
De acordo com o agente fiscal do CREA-PA, Augusto Cézar, a ação foi de grande importância, possibilitou uma troca de conhecimentos entre as diferentes regionais do CREA. Ele destacou que essas interações promovem uma maior integração entre os agentes, permitindo o compartilhamento de experiências, desafios e soluções específicas de cada região.
A cooperação entre as regionais fortalece a atuação do Sistema CONFEA/CREA e Mútua, contribuindo para o cumprimento de sua principal missão: Fiscalizar o exercício de profissões regulamentadas, como Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, garantindo que as atividades técnicas sejam realizadas por profissionais habilitados e registrados, defendendo a sociedade de práticas ilegais.