Sistema CONFEA/CREA e Mútua em parceria com a Prefeitura de Parauapebas realiza o Renova Parauapebas
O evento marca a transição “do minério ao sol” e reuniu especialistas para discutir energia limpa, inovação, tecnologias fotovoltaicas, BESS, minerais críticos, financiamento climático e oportunidades de negócio.26 de novembro de 2025, às 12h02 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), marcou presença, com a palestra da Presidente, Engenheira Civil, Adriana Falconeri, de conselheiros e inspetores do Conselho. Um dos destaques será a parceria entre CREA-PA e Município, fortalecendo fiscalização, segurança das obras e planejamento urbano sustentável.
A agenda do CREA-PA foi extensa com palestras sobre “O Papel da Engenharia na Transição Energética da Amazônia: Tecnologia, Regulação e Oportunidades” ministrada pela Presidente, Adriana Falconeri; “Inovação e Regulamentação na Engenharia Elétrica para a Transição Energética na Amazônia” que contou com a palestra do ministrado pelo Conselheiro, Eng. Eletricista Thiago Brito, Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-PA e Presidente da ABEE-PA; e sobre “O Papel da Engenharia na Transição Energética da Amazônia: Tecnologia, Regulação e Oportunidades” ministrada pelo Eng. Civil, Ruan Ribeiro, Inspetor Adjunto do CREA-PA e Especialista em Segurança Contra Incêndio e Licenciamento Ambiental.
Diálogo para soluções sustentáveis
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência Tecnologia (SEMMECT) realizou na última segunda-feira (24) no Centro Cultural da cidade, este importante evento, que chega para fortalecer o diálogo, incentivar soluções sustentáveis e impulsionar oportunidades que contribuam para uma matriz energética mais moderna, inovadora e eficiente.
O Renova Parauapebas nasce para conectar ideias, pessoas e iniciativas que impulsionam desenvolvimento e qualidade de vida. Um espaço para planejar e construir o futuro do setor energético, com novas tecnologias, modelos de negócios, políticas públicas e apresentação de projetos inovadores. É Parauapebas avançando com inovação, sustentabilidade e visão de futuro.
Texto: André de Aragão (ASCOM CREA-PA).
Fotos: Wellyngton Coelho (ASCOM CREA-PA).

