Sistema CONFEA/CREA e Mútua na COP30
De 10 a 21 de novembro, o espaço do Sistema vai reunir 77 painéis, podcasts com profissionais de todo o Brasil.12 de novembro de 2025, às 0h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Sistema Confea/Crea e Mútua está presente na atual capital do Brasil e da Amazônia, Belém do Pará, a cidade das mangueiras recebe de 10 a 21 de novembro, a “Conferência das Partes” (“Conference of the Parties”, da sigla em inglês), a COP30. Países-membros associados se reúnem durante o evento, por um período de duas semanas, para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta.
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), através do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) e da Caixa de Assistência dos Profissionais (Mútua) marcam presença com estande próprio na Green Zone (Zona Verde), espaço que reúne sociedade civil, instituições, governos e movimentos de todo o mundo em busca de soluções inovadoras para uma transição climática justa e sustentável.
77 painéis e podcasts com profissionais de todo o Brasil
O estande conta com painéis temáticos, entrevistas, distribuição de materiais informativos e muito networking, destacando o papel essencial das engenharias, da agronomia e das geociências na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
No primeiro dia de programação foram discutidos temas relacionados a protagonismo do Sistema CONFEA/CREA e Mútua; fiscalização das obras da COP; o papel do inspetor e Conselheiro e entre outros. Enquanto o Podcast é realizado pelo “Poldçar” através do Eng. Mecânico Ricardo Rodrigues que a convite da Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil, Adriana Falconeri, viajou por 12h para está presente em Belém, na COP30.
“Estar com um estande do Sistema CONFEA/CREA e Mútua da COP30, na Green Zone, é ver a engenharia brasileira ocupando o espaço que ela merece, com técnica, responsabilidade e compromisso com o futuro do planeta” disse Adriana.
O evento conta com a presença de funcionários do Sistema, Presidentes de Associações e Instituições registradas no Conselho, além de profissionais e estudantes das diversas áreas das engenharias, agronomia e geociências.
O estado do Pará e a capital Belém, se torna o centro das atenções do mundo e palco das decisões que podem transformar o futuro. De 10 a 21 de novembro o encontro está marcado, na Green Zone, com acesso totalmente gratuito para todos, sem precisar de credencial.
Texto: André de Aragão (ASCOM CREA-PA)
Fotos: Wellyngton Coelho (ASCOM CREA-PA)















