Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/tucurui-sedia-reuniao-microrregional-do-12o-cep-e-debate-geracao-distribuida-solar-e-hidrogenio-verde/>.
Acesso em 08/08/2025 às 16h10.

Tucuruí sedia reunião microrregional do 12º CEP e debate Geração Distribuída Solar e Hidrogênio Verde

Com o tema "Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades", o evento foi realizado no Auditório Horácio Schneider, na UFPA do município.

5 de junho de 2025, às 12h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará – CREA-PA realizou, na última quarta-feira (4 de junho), o 12° Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA – CEP, no município que abriga uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo. A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é um marco da engenharia brasileira, especialmente pela sua magnitude e execução na Amazônia. O Conselho Regional reuniu especialistas, autoridades locais, profissionais e acadêmicos das engenharias e geociências, com ênfase no tema “Geração Distribuída Solar e Hidrogênio Verde”.

A presidente do CREA-PA, Eng. Civil Adriana Falconeri, destacou o envolvimento das instituições locais, o trabalho da inspetoria em prol dos engenheiros e geocientistas da região, além da parceria com professores da academia universitária e da comunidade, que buscam debater propostas para o desenvolvimento urbano inclusivo, considerando os desafios e oportunidades específicos da região amazônica.

Estiveram presentes durante o evento: a presidente do CREA-PA, Eng. Civil Adriana Falconeri; o conselheiro Eng. Naval Breno Silva; o inspetor auxiliar de Tucuruí, Eng. Florestal Wilson Lellis; a inspetora especial de Breu Branco, Eng. Sanitarista e Ambiental Wendrya Alves; o inspetor especial de Pacajá, Eng. Pedro Henrique Rezende; a secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Breu Branco, Cleidiana Fonseca de Aguiar; o secretário adjunto de Meio Ambiente de Tucuruí, Eng. de Pesca Vitor Miranda; e, representando o campus da UFPA de Tucuruí, o Prof. Dr. Eng. Eletricista Jefferson Costa.

A Eng. Ambiental e de Segurança do Trabalho, Eduarda Siqueira, levou a proposta para os representantes na mesa de abertura do evento, com o foco em “Saneamento Básico Sustentável: inovação e equidade para um futuro resiliente”. A temática aborda o saneamento básico no tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos.

O compromisso com a qualidade ambiental — com foco em áreas verdes urbanas, emissões de CO² por habitante, focos de calor, índice de vulnerabilidade climática dos municípios, supressão da vegetação primária e secundária — levou à aceitação da proposta pela maioria dos participantes da votação.

Durante o evento, foram definidos os nomes dos delegados eleitos que representarão a microrregião no 12º CEP. São eles: Eng. da Computação Vigner Vieira dos Santos e do Prof. Dr. Eng. Sanitarista Raynner Lopes.

 

Eng. da Computação Vigner Vieira dos Santos e do Prof. Dr. Eng. Sanitarista Raynner Lopes foram escolhidos como delegados eleitos durante a microrregional de Tucuruí.

 

As sugestões aprovadas durante os encontros microrregionais serão levadas ao congresso estadual e, posteriormente, ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), promovido pelo Confea. Segundo o Artigo 1° do Anexo II da Resolução nº 1.013 de 2025, apresenta-se a seguinte definição:

“O Congresso Nacional de Profissionais – CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos CREAs e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à valorização dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREA no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.”

A iniciativa conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – e reforça o compromisso do Sistema Confea/CREA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo o diálogo técnico e institucional para o fortalecimento da atuação profissional na transformação das cidades paraenses.