Um ano após o desabamento das 13 sacadas do Edifício Cristo Rei em Belém, CREA-PA reforça a contratação de profissionais habilitados para serviços em edifícios no Pará
A Inspeção Predial é uma medida preventiva essencial, para garantir a segurança e a integridade das edificações em todo o estado.13 de maio de 2024, às 17h33 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Nesta segunda-feira, 13 de maio, completou-se um ano do desabamento das 13 sacadas do Edifício Cristo Rei, localizado na avenida Mundurucus, em Belém.
Esse acidente foi um alerta contundente sobre a importância da manutenção predial e da inspeção periódica das edificações.
Em março de 2024, o governo do Pará, sancionou a Lei nº 10.424, determinando a realização periódica de “autovistoria” em edifícios no estado.
Esta medida, que será regulamentada pelo CREA-PA, visa garantir a segurança e a qualidade das construções residenciais e comerciais.
“A manutenção predial é um procedimento fundamental, que deve ser realizado pelos condomínios ou proprietários de prédios. O objetivo é avaliar as condições técnicas, de uso, operação, manutenção e funcionalidade de uma edificação, prevenindo assim acidentes, como das sacadas do Edifício Cristo Rei, e garantindo a segurança de todos”, disse Adriana Falconeri, presidente do CREA-PA.
Durante a inspeção predial, diversos sistemas, elementos e equipamentos devem ser minuciosamente verificados. Isso inclui elementos estruturais aparentes, sistemas de vedação, revestimentos, esquadrias, impermeabilização, instalações hidráulicas e elétricas, sistemas de segurança, acessibilidade, entre outros.
A inspeção também abrange equipamentos como geradores, elevadores, sistemas de ar condicionado, proteção contra descargas atmosféricas, combate a incêndios e coberturas.
De acordo com gerente de fiscalização do CREA-PA, Kleber Santos, qualquer obra ou serviço que for realizada nos condomínios deve ser realizada por profissionais habilitados. “A finalidade do CREA-PA é para assegurar que as atividades realizadas nos condomínios, como obras, manutenções e projetos, sejam conduzidas por profissionais capacitados e registrados no conselho. Nossa fiscalização, não apenas protege os interesses dos profissionais legalmente habilitados, mas também contribui para a preservação do patrimônio e a segurança dos moradores e usuários dos condomínios”, disse.
A Inspeção Predial é uma medida preventiva essencial, para garantir a segurança e a integridade das edificações em todo o estado.